Investidores

A XQUBE, empresa brasileira especializada em HPC, busca apoio do capital privado para expansão nos mercados financeiro e de defesa/segurança.

15/10/2013

Fundada em 2007 e com sua sede no Rio de Janeiro, a XQUBE, empresa prestadora de serviços em HPC (High Performance Computing) e Big Data, obteve receita de 17.7MM em 2012 e possui um forecast de 27MM para 2013. Para continuar sua expansão no mercado, a XQUBE busca em investidores privados a oportunidade de alcançar um novo patamar no cenário nacional em 2014.

Nos últimos anos a XQUBE manteve seu foco em Datacenters de alta densidade computacional. Até o início de 2013, a XQUBE se dedicou aos segmentos de Óleo e Gás e Pesquisa e Desenvolvimento. Ambos segmentos grandes consumidores de HPC e Visualização de Dados. Entre seus maiores clientes estão grandes universidades brasileiras como PUC-Rio e UFRJ e a Petrobras, referência mundial no mercado de O&G.

A empresa pretende expandir sua área comercial e alcançar o Mercado Financeiro (cálculo de risco e trading de alta frequência), o de comunicações (processamento do Big data, SMS e CDR), o setor elétrico (georeferenciamento e manutenção preventiva) e o de defesa/segurança (Guerra Cibernética), todos potenciais usuários de infraestrutura HPC e de Supercomputação.

“O número de oportunidades na área de processamento na nuvem e de alta performance vem crescendo constantemente, de acordo com os novos desafios das empresas”, disse Rubem Lopes, Diretor Executivo da XQUBE. A supercomputação pode ser usada, por exemplo, na defesa aos ataques cibernéticos. “O mercado de internet no Brasil é o segundo mais atacado no mundo, logo após os E.U.A. Assim pretendemos colaborar com o governo e empresas Brasileiras em projetos para prevenção à ataques.”

Em 2011, a empresa adquiriu 25% das ações da Analytix, uma empresa especializada em consultoria analítica para tomada de decisão baseada em fatos através do processamento do Big Data. Em 2013, a XQUBE comprou 45% da VIIE, empresa que tem seu foco na implementação de ambientes de visualização, como salas de colaboração, para monitoramento e controle, tomada de decisão, gerenciamento de crises e treinamento, como simuladores (incluindo o uso de tecnologia 3D e realidade virtual). Ambas as empresas operam hoje na sede da XQUBE no Rio de Janeiro, compartilhando infraestrutura e serviços.

A XQUBE hoje disponibiliza até 35% de suas ações para investidores provados, dependendo dos termos da negociação.

Os novos investimentos feitos na XQUBE serão, em sua maioria, revertidos em pesquisa e desenvolvimento nas três companhias e para abrir operações comerciais em São Paulo e Brasília, visando atender os mercados financeiro e de defesa/segurança.


© copyrights todo direito reservado XQUBE Inovationware.