CONSULTORIA ANALYTICS

• Construção de modelos Financeiros e de Negócios que auxiliam as empresas na tomada de decisões operacionais e estratégicas no seu negócio;

• Inteligência Analítica, consultoria na aquisição e implantação de softwares e hardwares que possibilitem a construção de modelos complexos de inteligência analítica.

A Inteligência Analítica

Inteligência Analítica, tradução da palavra inglesa Analytics, refere-se ao uso intensivo de métodos quantitativos, econometria e estatística em bases de dados visando enriquecer a tomada de decisões através da criação de modelos preditivos e do reconhecimento de padrões.

A era da informação acabou e foi um sucesso. Vivemos agora a Era Analítica (Analytics Age).

Atualmente, empresas, indivíduos, governos e organizações civis produzem e armazenam grandes volumes de dados digitalizados, tanto estruturados, na forma de sistemas de arquivos (file systems) bem organizados ou bancos de dados relacionais e dimensionais, quanto não estruturados, como arquivos de texto, imagens, vídeos e sons.

Chamamos de Big Data a esses grandes conjuntos de dados que podem ser capturados, comunicados, agregados, armazenados e analisados.

Não há dúvida de que esses dados contêm informações que podem ser úteis às decisões da organização que os possui, mas o grande volume, a velocidade com que são gerados e a variedade de suas formas tornam difíceis a descoberta de conhecimento relevante e a geração de insights a partir apenas do seu conteúdo, ou seja, baseados nos fatos que eles representam.

Essa complexidade dificulta a análise tanto diretamente por uma pessoa quanto com o uso de ferramentas e métodos computacionais convencionais como a geração de relatórios e as consultas a bases de dados (queries).

As técnicas de Inteligência Analítica vêm ao encontro dessa necessidade porque oferecem tecnologia, teoria e método para a manipulação de dados complexos (estruturados e não estruturados) e a descoberta do conhecimento neles encerrado.

O uso desta tecnologia permite estender a análise dos dados, oferecendo além da descrição e diagnóstico (conclusões), a capacidade preditiva (tendências) e prescritiva (alternativas a seguir) a partir do processamento contínuo dos dados operacionais, o que amplia o conhecimento para tomada de decisão, além de permitir a automatização de decisões a partir de padrões mapeados.

As empresas já sabem disso e estão em busca de quem as ajude e orientem a atravessar essa que, segundo a McKinsey, é a nova fronteira da competitividade.

A xQube está no mercado exatamente para atender a essa demanda, oferecendo a expertise de seus cientistas de dados, consultores e parceiros fornecedores de tecnologia voltada para a operação em ambiente Big Data, para capacitar as empresas clientes a usarem a inteligência analítica de forma plena.

© copyrights todo direito reservado XQUBE Inovationware.